Imprimir
Hospitalis - Arquitetura hospitalar em Portugal nos alvores da Modernidade: identificação, caraterização e contextualização

Hospitalis - Arquitetura hospitalar em Portugal nos alvores da Modernidade: identificação, caraterização e contextualização


Apresentação:
O projeto pretende estudar de forma global e sistemática o fenómeno da arquitetura hospitalar edificada em território português na transição da Idade Média para a Idade Moderna (entre os séculos XV e XVI) e constituir-se como uma metodologia de valorização patrimonial que integra diferentes etapas: inventário, caracterização, análise, virtualização, contextualização, difusão.
 
O tema da arquitetura hospitalar portuguesa encontra-se praticamente inexplorado e totalmente inédito para o período cronológico que o projeto propõe abordar; período fundamental para a compreensão da evolução da prática da saúde e da assistência. De igual modo, a abordagem sistemática e globalizante à problemática é igualmente inovadora, como ficará patente na revisão da literatura.
 
Desconhece-se o número ainda que aproximado destes edifícios, pois o simples levantamento está por fazer, no entanto, pensamos que constituiriam uma ampla rede, dispersa territorialmente, dada a enorme importância que as instituições hospitalares detinham no contextos das sociedades medievais e pré-modernas. Como tal, e porque aliam uma forte componente funcional à arquitectónico-artística, revelam-se obras muito interessantes de estudar; os vestígios arquitectónicos, atualmente existentes, devem rondar a três dezenas e são representativos das principais correntes estéticas da época e das dinâmicas artísticas locais. A par destes, existe um outro conjunto de edifícios que, por circunstâncias várias, já não existe, mas relativamente aos quais dispomos de descrições que permitem fazer a sua reconstituição virtual e assim contribuir para a definição mais precisa do quadro da arquitetura hospitalar dos alvores da modernidade.
 
Partiremos de um levantamento exaustivo dos diferentes espaços com funções hospitalares, para procedermos à individualização dos edifícios que se assumiram como unidades arquitectónicas autónomas, de que existam evidências materiais e/ou documentais. Estes serão identificados e analisados individualmente, independentemente das instituições que os tutelam e/ou gerem, procurando a definição global das características arquitetónicas e artísticas deste tipologia arquitectónica, relacionando-as com critérios funcionais e estéticos, mas também com a evolução do conceito de assistência, do quotidiano administrativo e da prática da medicina e da enfermagem; tencionamos, igualmente, proceder ao seu enquadramento no contexto da arquitetura da saúde sul europeia.
 
Abordando a arquitetura hospitalar em Portugal como fenómeno total e multi-dimensional, procurar-se-á contribuir para o conhecimento e valorização da história da arquitetura e do património português, em relação com a realidade europeia, e possibilitar a sua afirmação como potencial recurso para a divulgação e valorização patrimonial e diversificação da oferta turística.

Financiamento:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT

Referência:
PTDC/ART-HIS/30808/2017

Data de início: 01-10-2018
Data de fim: 30-09-2021

Instituição principal: 
IECCPMA - Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes

Instituição associada:
ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Instituições participantes: 
CIDH - Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta - Portugal)
CITAD - Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design (Universidade Lusíada de Lisboa - Portugal)
CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Universidade de Lisboa - Portugal)
LAMEMO - Laboratório de Memória e Património Cultural (Universidade Federal do Pará - Brasil)
Red Temática de Investigación Cooperativa sobre el Arte Tardogótico

Investigador Responsável:
Joana Balsa de Pinho (CLEPUL e ARTIS-IHA, FLUL)

Equipa:
Fernando Grilo (ARTIS-IHA, FLUL) (Co-IR)
Ana Valéria Barro (Universidade Federal do Pará - Brasil)
Antoni Conejo da Pena (Universidad de Barcelona - Espanha)
Augusto Moutinho Borges (Universidade de Lisboa - Portugal)
Bernardo d'Orey Manoel (Universidade Lusíada de Lisboa - Portugal)
Cybelle Salvador Miranda (Universidade Federal do Pará - Brasil)
Danielle Abdon (Temple University - EUA)
Lina Oliveira (Universidade de Lisboa - Portugal)
Patrícia Alho (Universidade de Lisboa - Portugal)
Pol Mateu (Universidad de Barcelona - Espanha)
Renato Pistola (Universidade de Lisboa - Portugal)
Ricardo J. Nunes da Silva (Instituto Politécnico de Castelo Branco/Universidade de Lisboa - Portugal)
Vera Magalhães (Universidade de Coimbra - Portugal)

Consultores:
Angela Madrid y Medina (CECEL - CSIC/UNED - Espanha)
Fabio Gabbrielli (Uiniversità di Siena - Itália)
Isabel dos Guimarães Sá (Universidade do Minho - Portugal)
Jaime E. Bortz (Universidade de Buenos Aires - Argentina)
John Henderson (Birkbeck - University of Lodon - Inglaterra)
Maria Antónia Lopes (Universidade de Coimbra - Portugal)
Renato Gama Rosa (Fiocruz - Brasil)
 

 

 

 

Voltar

Lista de Projectos