Mapa do site

Ensino

O ARTIS - Instituto de História da Arte oferece, no âmbito do Departamento de História da FLUL, formação em História da Arte, Património e Teoria do Restauro em três Ciclos de Estudos.

Unidade I&D

O centro de investigação foi construído em 2009, como uma nova Unidade da Área de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Publicações

O Instituto mantém duas revistas anuais com arbitragem científica por pares: a ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património e a ARTis ON (em acesso aberto), a par de outras publicações.

XIII International Network for the History of Hospitals Conference


A International Network for the History of Hospitals (IHNN) e os projetos de investigação "Hospitalis: arquitetura hospitalar em Portugal nos Alvores da Modernidade" e "Hospital Real de Todos os Santos: a cidade e a saúde" divulgam o call for papers para a Conferência Internacional Space and the Hospital, que decorrerá em Lisboa (Portugal), de 26 a 28 de maio de 2021.


Mais informações em: https://inhh.org/


Mais informação

Prémio Vilalva/FCG para o projecto de estudo integrado da igreja de Santa Isabel, Lisboa

Uma boa notícia para quem defende o património nacional: a igreja Santa Isabel, jóia da arte portuguesa do tempo de D. José I, obteve o prestigiado Prémio Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian, com o projecto do recuperação do templo!
 

Este estudo integrado que permitiu valorizar o belíssimo tecto de Michael Biberstein, veio precisar também a autoria da traça (que é de 1754 e do célebre Engº Carlos Martel) e das telas dos altares (quase todas de 1764 e de artistas como o francês Bernard Foit, o genovês Pellegrino Parodi e os portugueses Bruno José do Vale e Inácio de Oliveira Bernardes), bem como a escultura da padroeira (de um seguidor de Machado de Castro) e a obra de talha (de Silvestre Faria Lobo).

A equipa de intervenção foi dirigida pelo Engº João Appleton e integrou Nuno Proença (Nova Conservação), Miguel Vieira Baptista (Design), a empresa de engenharia A2P, o pároco José Manuel Pereira de Almeida, e Vitor Serrão (ARTIS-IHA/FLUL), na investigação artística, além das consultorias de Delfim Sardo e Julião Sarmento. Segue-se, esperamo-lo, a classificação da igreja pela DGPC, corolário natural deste processo integrado de intervenção pluridisciplinar. 


Ler mais

11, 18 e 25 de Setembro 2020

Ciclo de Conferências online "Verde Água, Água Verde: A cidade e a Água"


Ciclo de 3 conferências que irão decorrer online, na plataforma zoom, organizadas pela investigadora Patrícia Alho, com o apoio do ARTIS-IHA, Câmara Municipal de Odivelas e Câmara Municipal de Loures, e com a participação de Patrícia Alho, Ana Santos, Nelson Simões, Ana Cristina Farinha e João Puga Alves, a partir das 18h.