Mapa do site

Ensino

O ARTIS - Instituto de História da Arte oferece, no âmbito do Departamento de História da FLUL, formação em História da Arte, Património e Teoria do Restauro em três Ciclos de Estudos.

Unidade I&D

O centro de investigação foi construído em 2009, como uma nova Unidade da Área de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Publicações

O Instituto mantém duas revistas anuais com arbitragem científica por pares: a ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património e a ARTis ON (em acesso aberto), a par de outras publicações.

AzLab#70 | Portuguese Tiles in the V&A Collection

 

Portuguese Tiles in the V&A Collection 
 
Continuamos no "mundo" dos museus e, em Novembro, o destino é Londres. Serenella Sessini, gestora de colecções no Victoria & Albert Museum, abre-nos as portas de um dos mais importantes museus do mundo, mostrando-nos a sua colecção de azulejos e os diversos exemplares com ligação a Portugal. Não perca! 
 
Inscrições através do Google forms ou por e-mail (redeazulejo@letras.ulisboa.pt).
 
Uma vez agendada a sessão, cada participante receberá o link e uma password.


Mais informação

Congresso Internacional "Le arti e gli artisti nella rete della diplomazia pontificia"

 

Organizado pela Universidade Gregoriana de Roma, irá decorrer entre 15 e 16 de Outubro.
 
Com intervenção (via zoom) no dia 15 de Outubro de Teresa Vale, docente e investigadora do ARTIS-IHA, intitulada:
"L'interruzione dei rapporti diplomatici tra Portogallo e la Santa Sede nel 1728: l'impatto sugli artisti e le opere in corso"
 
Registro online até 12 de outubro 2021 através do link


Ler mais

até 15 de Dezembro de 2021

Novo livro de Franklin Pereira, especialista de renome internacional, investigador do ARTIS - FLUL

"Guerra Junqueiro e os Couros Artísticos: As Cadeiras Lavradas e os Guadamecis da Fundação e da Casa-Museu" de Franklin Pereira
 

Disponível para envio até 15 de dezembro de 2021 
  
SUMÁRIO:  Uma colecção e um coleccionador; O "núcleo mudéjar" do século XVI-XVII; Do Oriente ao Ocidente: a grande viagem da estética; O Regimento portuense de 1545; Cadeiras de inícios do século XVII: o Renascimento; Cadeiras da segunda metade do século XVII: o Barroco; O Regimento portuense de 1622 e 1673; Cadeiras do século XVIII; Cadeiras do século XIX e XX; Cadeiras da Casa-Museu Guerra Junqueiro.