Mapa do site

Ensino

O ARTIS - Instituto de História da Arte oferece, no âmbito do Departamento de História da FLUL, formação em História da Arte, Património e Teoria do Restauro em três Ciclos de Estudos.

Unidade I&D

O centro de investigação foi construído em 2009, como uma nova Unidade da Área de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Publicações

O Instituto mantém duas revistas anuais com arbitragem científica por pares: a ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património e a ARTis ON (em acesso aberto), a par de outras publicações.

AzLab#64: MOTIVOS GEOMÉTRICOS ISLÂMICOS


Motivos Geométricos Islâmicos na Azulejaria Portuguesa

O AzLab continua a viajar sem sair de casa! Próxima paragem? Milão!
 
Aydan Aghabayli, natural do Azerbaijão, explora os motivos geométricos islâmicos na azulejaria portuguesa, tema incluído na sua dissertação de mestrado intitulada "A Parametric Envision of Portuguese and Azerbaijan Islamic Geometric Patterns". Actualmente a realizar o seu segundo mestrado em Building Information Modelling (BIM), Aydan Aghabayli continua a explorar a relação entre o património arquitectónico e a computação. Que novas perspectivas nos apresentará para a azulejaria? Curiosos? Não deixem de assistir!  
 
Inscrições através do Google forms ou por e-mail (redeazulejo@letras.ulisboa.pt).
Uma vez agendada a sessão, cada participante receberá o link e uma password.
 


Mais informação

Concurso da FCT para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021

 

O período de candidaturas do Concurso da FCT para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021 irá decorrer entre 1 de março e as 17h00 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2021. Nesta edição, a FCT irá atribuir 1450 bolsas.
 
Todos os procedimentos de candidatura, avaliação, divulgação dos resultados, reclamação e/ou recurso e contratualização decorrem na plataforma eletrónica myFCT.


Ler mais

Encontros com o Património - Pintura Mural

Domingo, dia 28 de Fevereiro, pelas 10h


Próximo domingo, dia 28, pelas 10h não perca Joaquim Caetano, investigador do ARTIS-IHA, no programa da TSF "Encontros com o Património" cujo tema são as pinturas murais de ambos os lados da raia transmontana com Castilla y León.