Imprimir
Parceiros

Ao longo dos últimos anos o ARTIS-IHA tem estabelecido uma importante rede de parcerias com instituições públicas e privadas, que se manifesta em projetos conjuntos e na investigação direcionada. 

Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos (APAC)
Protocolo que visa estabelecer relações de cooperação com carácter duradoiro no campo dos estudos integrados, inventário, salvaguarda, preservação e divulgação do património histórico-artístico, com ênfase para o património militar.

Câmara Municipal do Bombarral (CMB)
Protocolo que visa estabelecer bases gerais de cooperação científica e pedagógica, com vista a um aproveitamento recíproco das suas potencialidades nas respectivas áreas de actuação, tendo como principais objectivos o estudo e divulgação do património artístico do município do Bombarral; a assessoria e acompanhamento científico e técnico nas áreas da história da arte e salvaguarda patrimonial; a organização e realização de eventos nas áreas mencionadas.

Centro Hospitalar de Lisboa Central
Protocolo de cooperação no âmbito do património artístico hospitalar, que pretende fomentar os estudos histórico-artísticos dos imóveis do CHLC-EPE, desde a arquitetura aos equipamentos decorativos de talha, mobiliário, pintura, imaginária, têxteis e outros, incluindo os acervos deslocados ou destruídos. Entre estes, o património azulejar mereceu uma atenção especial, determinando-se que o seu inventário constituiria uma das primeiras tarefas a realizar (alínea a) e c)), relacionada com outras iniciativas diretamente decorrentes desta – colóquios, conferências, publicações. Os resultados do inventário do património azulejar estão já disponíveis no Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo.

Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade [CEPESE]
Protocolo celebrado no âmbito da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, com o objetivo de promover os estudos sobre azulejaria e cerâmica, reconhecendo, ambas as instituições, as vantagens de uma colaboração efetiva nestas áreas, nas quais contam com diversos investigadores especializados.

Direção-Geral do Património Cultural [antigo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC)] - Museu Nacional do Azulejo
Protocolo celebrado no âmbito da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões. Para além dos objetivos específicos relacionados com atividades e projetos já em desenvolvimento, em número de sete, o presente protocolo prevê ainda a elaboração de novas parcerias, nos termos que vierem a ser acordados (alínea 2 da cláusula primeira), mas sempre tendo como objetivos gerais o desenvolvimento da investigação integrada das fontes escritas e artísticas relacionadas com a Azulejaria portuguesa, assim como a promoção do Inventário, Estudo e Divulgação da Azulejaria portuguesa (alíneas a) e b) da cláusula segunda).

Direção-Geral do Património Cultural - Museu Nacional dos Coches
Protocolo celebrado com o Museu Nacional dos Coches, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que visa promover o estudo das suas coleções, através da investigação científica traduzida na realização de teses de mestrado e de doutoramento. Os alunos dos cursos de Pós-Graduação que pretendam trabalhar no domínio das Artes Decorativas podem, assim, optar pela escolha de temas dentro dos núcleos propostos: a) a evolução dos modelos de viaturas de aparato de acordo com a estética e a técnica; as encomendas; os artistas; os materiais (madeira, têxteis, couros, metais, lacas, tartaruga, madrepérola, etc.); a pintura (modelos e técnicas); modelos nacionais e modelos importados; b) mobilidade urbana e rural; “democratização” do uso de viaturas próprias; das oficinas artesanais às manufaturas industriais.

Fundação D. Luís I
Protocolo cujo objeto visava estabelecer as bases gerais de cooperação científica e pedagógica no âmbito da criação e dinamização do Centro de Estudos de Arte e Cultura Russa.

Fundação Nadir Afonso
Protocolo de colaboração celebrado com a Fundação Nadir Afonso, que visa promover o estudo e divulgação da obra do artista nas suas diversas vertentes, através da investigação científica traduzida na realização de teses de mestrado e de doutoramento. Os alunos dos cursos de Pós-Graduação que pretendam trabalhar no domínio da Arte Contemporânea, podem, assim, optar pela escolha de temas dentro dos núcleos propostos: a) o estudo do processo de criação do artista e análise de parte da sua obra de forma consistente e significativa, designadamente, a sua ideia original, a respetiva filosofia, enquadramento, conceção, fases de produção, materiais, cores, mecanismos, técnicas de ampliação; b) a análise do pensamento estético de Nadir Afonso, através da sua obra escrita, das teorias e conceitos implícitos ao artista, a filosofia da sua obra e o estudo relacional das diferentes criações ao longo do seu percurso artístico e de todo o processo criativo.

Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago [GEsOS], Câmara Muncipal de Palmela
Protocolo que tem por objecto a criação de um quadro institucional para o desenvolvimento de actividades em cooperação que reforcem os interesses mútuos das duas instituições, particularmente nas áreas do estudo, da formação e da divulgação sobre a temática das Ordens Militares.

Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana [IHRU]
Protocolo celebrado no âmbito da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, no âmbito do Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA), com o objetivo estabelecer e desenvolver uma relação de parceria técnico-científica entre as entidades para o estudo, da inventariação e da divulgação do património azulejar português.


Instituto da Padroeira de Portugal para os estudos de Mariologia [IPPEM]
Protocolo que visa estabelecer cooperação científica e pedagógica na área do estudo mariológico e da Padroeira de Portugal, tendo como principais objectivos o estudo e divulgação do património artístico, a assessoria e acompanhamento científico e técnico nas áreas da história da arte e salvaguarda patrimonial, e a organização e realização de eventos.


Parques de Sintra - Monte da Lua | Palácio Nacional da Pena
Ao abrigo do protocolo com a Parques de Sintra – Monte da Lua, o ARTIS-IHA estabeleceu uma parceria de colaboração com o Palácio Nacional da Pena que visa promover o estudo das suas coleções, através da investigação científica traduzida na realização de teses de mestrado e de doutoramento. Os alunos dos cursos de Pós-Graduação que pretendam trabalhar no domínio das Artes Decorativas podem, assim, optar pela escolha de temas dentro dos núcleos propostos: a) Mobiliário, pintura e cerâmica.


Projeto SOS Azulejo
Protocolo celebrado no âmbito da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, que tem por principais objetivos, no que ao azulejo diz respeito, "implementar na comunidade uma estratégia assertiva, pragmática e eficaz de Prevenção Criminal", optando "por um alargamento multidisciplinar de abordagem a esta problemática que engloba a vertente da conservação preventiva, consciente de que só um investimento de salvaguarda global do património cultural poderá ter garantias mínimas de eficácia".

Unidade de Museus da Universidade de Lisboa/Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Protocolo celebrado no âmbito da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, que tem como principais objetivos a inventariação, o estudo, a salvaguarda e a valorização de património cerâmico da Universidade de Lisboa; a colaboração na formação de inventariação in situ, através de workshops e seminários; a cooperação mútua com vista à divulgação do património da Universidade em publicações, exposições, bem como ao desenvolvimento de programas de estudo e investigação; e a assessoria mútua e serviços de consultoria em questões relacionadas com a atividade de inventariação in situ.

Direção-Geral do Património Cultural - Museu Grão Vasco
Protocolo de cooperação celebrado em Fevereiro de 2015, entre o Museu Grão Vasco, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o ARTIS - Instituto de História da Arte (FLUL) que visa a realização de ações conjuntas, o desenvolvimento de investigação em história da arte e o estabelecimento de cooperação no inventário, estudo, preservação e divulgação do património azulejar.

Fundação Joana Vasconcelos
Protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação Joana Vasconcelos (FJV) e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que visa, entre outros objetivos,  o apoio a projetos da Az – Rede de Investigação em Azulejo, inseridos no seu projeto âncora Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo.

Centro Hospitalar do Oeste
Protocolo celebrado no âmbito do projeto Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, visando o desenvolvimento de investigação em história da arte e o estabelecimento de cooperação no inventário, estudo, preservação e divulgação do património azulejar.

Direcção Geral do Património Cultural [antigo Instituto dos Museus e da Conservação (IMC)]
Protocolo com o objetivo de, numa perspetiva de interdisciplinaridade entre os vários saberes envolvidos, otimizar a formação específica dos gestores do Património que, nos museus, autarquias, universidades, institutos de investigação e escolas, possam contribuir de forma eficaz para a salvaguarda, estudo e conservação do património histórico-artístico.