Imprimir
Noticias

Instalação "O DISSECAR"

pub: 12 de maio de 2016

 

Instalação "O DISSECAR"

Entre os dias 12 e 26 de maio está em exposição junto à Reitoria da Universidade de Lisboa a Instalação "O DISSECAR", pertencente à série  "INTER-RELAÇÕES PLASTIFICADAS", concebida pelo artista plástico Paulo Valle e com curadoria de Nicoli Braga, ambos alunos do Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro da FLUL.

Apresentação

A instalação/objecto "O DISSECAR" é projetada na sua materialidade bidimensional - como seus pares - num crescente Concretista. Concebida  por linhas horizontais que buscam a conexão ante os aspetos naturais que a circundam,  estabelece uma interação pacífica e protetora para com o meio ambiente que a circula.

A proposição conta com uma armação de arame especificando a sua materialidade e ao seu redor há a integração do material sintético, o plástico bolha, que actua organicamente como uma verdadeira pele, propondo então um emaranhado essencial estrutural, remetendo para um estudo amplamente biológico.

Como na instalação co-irmã, o casulo a TRAMA QUE TREME,  "a relação entre os elementos é o elo central deste trabalho"; de forma dialética os objetos fundem-se numa só causa, sem deixar de lado a heterogeneidade dos campos naturais, humanos e sociais, com suas ambivalências que realçam a singularidade inerente a esses campos.

O âmago desta série é fomentar diálogos e debates que possam desencadear manifestações supra-sensoriais entre o ir e vir da obra e espectadores. Uma troca incutida neste universo, interferindo no jogo entre os protagonistas/personagens, que são ao mesmo tempo a instalação em si e aqueles que a contemplam.



Local

Corredor lateral entre o Edifício da Reitoria e a Faculdade de Letras da ULisboa, junto ao parque de estacionamento.

 

Voltar