Imprimir
Eventos

 II Congresso Internacional A Hidráulica em edifícios Monumentais

II Congresso Internacional A Hidráulica em edifícios Monumentais
20 a 23 de Outubro de 2021


Call for Papers

Convidam-se todos quantos tenham desenvolvido estudos no âmbito da hidráulica monumental, ou especificamente sobre os equipamentos que a compõem (Chafarizes, fontes, aquedutos, entre outros), a apresentar propostas de comunicações nas áreas disciplinares da História da Arte, História da Arquitetura, Arqueologia, Engenheira Hidráulica, História e Teoria do Restauro e da Conservação, Iconografia e Iconologia.
 
O prazo para a submissão de propostas de comunicações termina a 31 de dezembro de 2020.

As propostas, compostas por resumo da comunicação (cerca de 400 palavras) e uma súmula curricular (cerca de 200 palavras), devem ser enviadas para: hidraulicaedificiosmonumentais@gmail.com

Mais informações: https://hidraulicaedificio.wixsite.com/congresso


Apresentação

O sistema hidráulico é um subsistema arquitectónico que só pode ser compreendido atendendo à constituição dual da sua estrutura: a que se situa ao nível do solo, referente à água potável (subsistema hidráulico inferior) e a que concerne às águas pluviais (subsistema hidráulico superior).
Ambos implicam aspetos de importância capital para o funcionamento de qualquer edifício: captação, distribuição e evacuação das águas.
 
Na última década foram realizados trabalhos de investigação sobre a componente hidráulica da arquitectura histórica monumental, religiosa e civil, considerando as questões técnicas e as de caráter artístico, não só em Portugal, como também na Europa. Neste sentido, o Palácio Nacional de Mafra foi recentemente alvo de uma investigação inovadora que contou com a participação de uma equipa multidisciplinar, desde Historiadores de Arte, Arqueólogos,  Arquitectos e Engenheiros, com o objectivo de fazer o levantamento do percurso das águas superiores e inferiores desde a captação, distribuição e escoamento.
 
Não esquecendo o estado actual do planeta e sabendo que a água é sem duvida um elemento primordial e com uma escassez evidente julgamos também ser este o momento mais pertinente para em conjunto expormos soluções de sustentabilidade.

 

Voltar

Lista de Eventos