Imprimir
Eventos

AzLab#50: «De regresso à figuração. A azulejaria portuguesa do princípio do século XX»

AzLab#50: «De regresso à figuração. A azulejaria portuguesa do princípio do século XX»
05 de junho de 2019 | FLUL, Sala 5.2 | 18:00

Na transição para o século XX o panorama azulejar português alterou-se uma vez mais, surgindo uma nova estética caracterizada por um pleno regresso à figuração. Tiago Borges Lourenço (IHA-FCSH/NOVA) será o convidado desta sessão, que nos dará a conhecer uma das mais vincadas formas da identidade portuguesa na arte da primeira metade do século XX. 


Resumo
Na transição para o século XX o panorama azulejar português alterou-se uma vez mais. Surgiu então uma nova estética, caracterizada por um pleno regresso à figuração (com recurso a temáticas maioritariamente paisagistas, historicistas e etnográficas), paleta quase exclusivamente azul e branca e, em muitos casos, uma matriz revivalista que se refletiu na forma como as suas molduras se apropriam assumidamente de elementos do azulejo barroco e rocaille. Tal acontece no contexto de um recrudescimento da cerâmica de autor, em que o artista passa a ter uma importância que só muito raramente havia tido ao longo do século anterior.

Este "milagre do ressurgimento da pintura do azulejo" (como então chegou a ser apelidado) rapidamente se impôs e se multiplicou por todo o país (nomeadamente em programas para equipamentos públicos, de que se destacam as estações ferroviárias e os mercados), tornando-se numa das mais vincadas formas da identidade portuguesa na arte da primeira metade do século XX.
 
Convidado
Tiago Borges Lourenço (IHA-FCSH/NOVA)

Mais informações
Blog do AzLab

 

Voltar

Lista de Eventos