Imprimir
Agenda

04 de Dezembro | 16h | Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Braga
Lançamento da Revista ARTIS 7-8 - BRAGA


O GAMT, Grupo de Amigos do Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, o ARTIS - Instituto de História da Arte e a editora Caleidoscópio convidam para o lançamento da Revista ARTIS n.º 7/8 - Rococó, no próximo dia 4 de dezembro, pelas 16h.

A apresentação será feita pelo diretor da revista, Vítor Serrão, e pelos editores Eduardo Pires de Oliveira e Joaquim Rodrigues dos Santos.


Disturbing Views. Visual Culture and Nationalisms in the 20th and 21st Centuries
Ana Mehnert Pascoal - Conferência Internacional


No próximo dia 17 de Novembro, à tarde, a investigadora/doutoranda do ARTIS-IHA, Ana Mehnert Pascoal, vai participar na Conferência Internacional "Disturbing Views. Visual Culture and Nationalisms in the 20th and 21st Centuries", com a comunicação "Undiscussed heritage? Considerations on the mural paintings for the Noble Hall of the Palace of São Bento in Lisbon (1933-1947) and their present-day permanence"

A conferência terá lugar entre os dias 15 e 18 de Novembro, totalmente online e através da plataforma Zoom, e é organizada pela South African Research Chair in South African Art and Visual Culture, da University of Johannesburg.

PROGRAMA               Para assistir


até 15 de Dezembro de 2021
Novo livro de Franklin Pereira, especialista de renome internacional, investigador do ARTIS - FLUL

"Guerra Junqueiro e os Couros Artísticos: As Cadeiras Lavradas e os Guadamecis da Fundação e da Casa-Museu" de Franklin Pereira
 

Disponível para envio até 15 de dezembro de 2021 
  
SUMÁRIO:  Uma colecção e um coleccionador; O "núcleo mudéjar" do século XVI-XVII; Do Oriente ao Ocidente: a grande viagem da estética; O Regimento portuense de 1545; Cadeiras de inícios do século XVII: o Renascimento; Cadeiras da segunda metade do século XVII: o Barroco; O Regimento portuense de 1622 e 1673; Cadeiras do século XVIII; Cadeiras do século XIX e XX; Cadeiras da Casa-Museu Guerra Junqueiro. 

Ler mais

Outubro 2021
CURSO LIVRE - DUARTE DE ARMAS - O Livro das Fortalezas: A encomenda régia, a arte militar e a representação

 

Na perspectiva de celebrar em 2021, os 500 anos da morte de D. Manuel I, torna-se imprescindível valorizar a obra de Duarte D´Armas retratada no Livro das Fortalezas, que faz o reconhecimento do território transfronteiriço através do seu percurso que durou vários meses entre Caminha e Castro Marim. Os inúmeros desenhos desta obra representam as paisagens culturais onde prevalece os núcleos urbanos fortificados que exprimem a evolução da arquitectura militar  e a valorização do desenho nessa época.
 

(6 Sessões - 12 Outubro-28 Outubro 2021 (3ª feiras e 5ª feiras) - 18.00h-19.30h)
 

Mais informações: https://www.facebook.com/Associacao-Portuguesa-dos-Amigos-dos-Castelos-197620145136/


Ler mais

2-5 de Outubro de 2021
XXIII Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora"

 

A investigadora do ARTIS, Sónia Duarte, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, vai participar como conferencista nas XXIII Jornadas Internacionais "Escola de Música da Sé de Évora", entre 2 e 5 de Outubro
 
Quem quiser participar ainda pode fazer a inscrição até 19 de Setembro. 
 

Ler mais

Nº de registos : 286 ( 1 até 5 )